FísicosLX

terça-feira, junho 08, 2004

Um livro curioso

Christopher é um miúdo de 15 anos extremamente tímido. Christopher gosta de cães, da cor vermelha e de livros policiais, em particular, dos mistérios do Sherlock Holmes. Frequenta uma escola especial para miúdos com graves problemas de socialização. Alguns desses problemas enunciados pelo próprio Christopher em "The curious incident of the dog in the night-time", resultam dos factos seguintes: "não falar com pessoas durante longos períodos" (o máximo foram cinco semanas); "não gostar de ser tocado"; "não suportar coisas castanhas e amarelas"; "não conseguir comer quando tipos diferentes de comida se tocam no prato"; "ficar confuso e violento quando alguém muda a mobília da sala"; e outros. No entanto, Christopher é brilhante na resolução de problemas matemáticos, adora física, quer ser astronauta e conhece todos os números primos até 7057.

Incentivado pela sua professora, Christopher decide escrever a sua própria história policial, em torno do assassínio do cão da sua vizinha, Wellington, e das suas investigações subsequentes para encontar o culpado. Sendo incapaz de mentir e, consequentemente, de ficcionar ou até de construir metáforas, que para ele são equivalentes a mentiras, Christopher vê-se condicionado a escrever a história sobre factos reais.

O que torna este livro de Mark Haddon fascinante é o contraste entre o racionalismo implacável do protagonista e as situações pessoalmente dramáticas com que se confronta à medida que prossegue as investigações. E, no entanto, o leitor deixa-se envolver por este miúdo quase desprovido de emoções, que transporta no bolso diagramas de caras com diferentes expressões, a que recorre quando tem de avaliar o estado emocional das pessoas com que convive. Aliás o livro está cheio de diagramas feitos pelo protagonista, bem como enunciados de problemas matemáticos famosos, algumas demonstrações e conceitos físicos. Vou no capítulo 149, notando que estes estão ordenados na sequência de números primos!

'The curious incident of the dog in the night-time' é editado pela Vintage Contemporaries, 2003.

1 :

Inserir Comentário

<< Página principal


 

Powered by Blogger