FísicosLX

quinta-feira, agosto 19, 2004

Boas notícias

Cientistas anunciam novo medicamento contra a malária

Teletransporte - novo recorde fora de laboratório

Via Láctea é uma das galáxias mais velhas do Universo

DNA technique protects against 'evil' emails

Prize draw uses heat for random numbers

5 :

  • bem, quase todos os anos há mais um medicamento contra a malária. sempre bem-vindo, benvindo aliás. maldita malária
    jpt


    enviado por Anonymous Anónimo em agosto 20, 2004 12:06 da manhã  


  • já agora, e desculpem o leigo, por que razão é boa notícia que a Via Lactea seja das mais velhas?
    jpt


    enviado por Anonymous Anónimo em agosto 20, 2004 12:07 da manhã  


  • jpt:

    É verdade, "quase todos os anos" há uma notícia sobre um novo medicamento para a malária. (Faço colecção...) Esta notícia, no entanto, parece diferente, por se tratar de uma forma sintética melhorada do medicamento mais eficaz (artemisina), e tornado mais barato. Enquanto que há estirpes de malária resistentes à cloroquina e à pirimetamina, não são conhecidas estirpes com resistência à artemisina, de acordo com a notícia. Também considero interessante a síntese de moléculas, ainda mais para fins tão nobres: nestes "days of miracle and wonder" com Marte, Saturno, Mercúrio e o Sol, não nos devemos esquecermos dos problemas aqui em baixo, e os números das vítimas da malária são gritantes...

    Quanto à idade da Via Láctea, podia dizer que, se as galáxias forem como o vinho do Porto... Mas o que é curioso na notícia é que a medição dá uma idade para a nossa galáxia inferior (em 200 milhões de anos) à actualmente estimada para o Universo (13,7 mil milhões de anos, de acordo com os dados do WMAP, Wilkinson Microwave Anisotropy Probe). É que durante muito tempo houve uma desconfortável estimativa da idade de enxames globulares superior às estimativas da idade do universo, da mesma altura. Finalmente, com dados mais precisos, as coisas começam a compor-se.


    enviado por Blogger Aristarco em agosto 20, 2004 2:40 da tarde  


  • quanto à malária bem sei das misérias gritantes, e tão esquecidas que provoca. ia-me indo há três anos, ainda que os dez kilos perdidos em três dias me deixem uma agradável recordação, hoje já recuperado. Enfim, uma preocupação diária.
    E sempre a aprender, um copy paste file é o que farei da sua amável resposta (até poderei brilhar nas conversas de jantar, agora que as chuvas vêm aí e o assunto vem à baila)
    quanto à idade da galáxia, idem sempre a aprender. e agora a compreender melhor, a "boa notícia" que referia era a do progresso do conhecimento, não tanto a da idade relativa da dita.
    já agora, os testes politicos lá de baixo, enfim. o 2º têm-me enviado desde há alguns anos, e passei tempo com ele algumas vezes, apesar de super-primário. Dá-me sempre um ponto no sítio de um ícone meu, agradável. Mas não lhe retira o básico. Porventura como convém aos passatempos
    Mantenham o blog, isto anda cheio das insuportáveis gentes das "letras".
    jpt


    enviado por Anonymous Anónimo em agosto 25, 2004 2:22 da tarde  


  • jpt:

    1) Obrigada pelo testemunho sobre a malária. Ainda bem que recuperou.

    2) O progresso do conhecimento é, sem dúvida, uma boa notícia, sempre.

    3) Penso que os testes políticos referidos se adequam razoavelmente ao modelo de categorização proposto. Se o modelo é demasiado simplista, o que dizer da divisão esquerda/direita? Que modelo proporia?

    4) Obrigada pelo estímulo. "Insuportáveis gentes das 'letras'"? As generalizações são sempre perigosas e, muitas vezes, claramente injustas. (Palpita-me que sabe isso muito bem.)


    enviado por Blogger Aristarco em agosto 25, 2004 10:19 da tarde  


Inserir Comentário

<< Página principal


 

Powered by Blogger