É já amanhã
Concepção artística. Cortesia da ESA.
É já amanhã, dia 14, que a sonda Huygens, da ESA, desce pela atmosfera de Titã, a maior lua de Saturno.
Vejam uma animação do que deverá acontecer e o programa de festas.
Por cá, também haverá grandes expectativas.
4 :
Desculpe aproveitar este espaço para lhe fazer uma pergunta (desculpe também o descaramento, mas neste momento parece-me a pessoa mais indicada):
A situação é a seguinte:
Um observador, situado em Braga,p.e., às 1h30 tem a lua exactamente por cima da sua cabeça. Ou seja, se estiver a olhar em frente e rodar a cabeça 90 graus para cima ficará com o olhar em linha com a lua. Acresce a isto que, 3 minutos antes, se tomasse a mesma posição,teria a lua cerca de 15 graus à sua esquerda, sendo que ela, para tomar a posição final de "alinhamento" vertical, aparentou ter uma aceleração inusual.
Parece-lhe uma situação passível de acontecer?
Obrigado
enviado por Anónimo em janeiro 13, 2005 2:54 da tarde
A velocidade angular da Lua é, aproximadamente, 360 graus por cada 24 horas, ou seja, 15 graus por hora. Logo, a resposta à pergunta é negativa.
enviado por Aristarco em janeiro 13, 2005 4:24 da tarde
Faltou dizer que, em Braga, a Lua nunca passa no zénite. De facto, o Sol só passa no zénite, numa dada altura do ano, em latitudes entre 23,5º Norte e 23,5º Sul. Ora, a órbita da Lua em torno da Terra tem uma inclinação de 5,9º relativamente à eclíptica, pelo que só passa no zénite em latitudes entre 29,4º Norte e 29,4º Sul. Como a latitude de Braga é, aproximadamente, 41,5º Norte, nunca se vê nem o Sol nem a Lua a pique.
enviado por Aristarco em janeiro 21, 2005 3:47 da tarde
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
enviado por Aristarco em janeiro 21, 2005 3:47 da tarde
Inserir Comentário
<< Página principal