FísicosLX

sábado, agosto 27, 2005

Estudo diz que homeopatia tem o mesmo efeito que os placebos

Notícia do Público (para quem ainda duvidasse...).

Há uma nota humorística na edição impressa:

"A polémica é que, a partir de um certo grau de diluições, a probabilidade de encontrar uma molécula da substância inicial desaparece", reconhece Hélio Pereira, presidente da Sociedade Portuguesa de Homeopatia e cirurgião ortopédico no Hospital Ortopédico Dr. José de Almeida, em Carcavelos. Então, como é eficaz? "A hipótese é que a mistura de álcool e água transporte a informação da substância inicialmente diluída. É uma informação de natureza electromagnética."

5 :

  • Não sei se hei-de rir ou chorar...


    enviado por Anonymous Anónimo em novembro 25, 2005 12:58 da tarde  


  • Este estudo não deveria nem ter acontecido, pois é proibido administrar placebo em estudos clínicos controlodos como comparativo de outras drogas ou medicamentos. Só isso já mostra que os pesquisadores que conduziram tal estudo não têm ética e portanto tinha segundas intenções. hahahahahahahahahaha!


    enviado por Anonymous Anónimo em outubro 27, 2006 6:13 da tarde  


  • Para o anónimo anterior: não é verdade que não se usem placebos em estudos clínicos. Ver um exemplo, aqui.


    enviado por Anonymous Anónimo em dezembro 07, 2006 10:28 da tarde  


  • A água tem efeito placebo: viva sem ela !!!!
    Ampliar a compreensão é função da ciência, para tanto é necessário que os instrumentos e métodos utilizados sejam adequados ao objeto a ser estudado, dessa forma vale lembrar que os paradigmas ou padrões dos estudos sejam também ampliados. Não podemos explicar a ação do medicamento homeopático sob a ótica da química ou utilizando modelos impróprios. A visão mecanicista cartesiana obsoleta, não consegue explicar adequadamente muitos fenômenos físicos, porém infelizmente ainda se recorrem a ela como fundamentação científica quando se trata de desinformar. Como explicar uma partida de futebol pelas regras da natação? ou mesmo como explicar a ação da psicanálise? mensurando-se o peso molecular da palavra? O estudo do medicamentos homeopáticos exigem outros padrões e modelos a serem estudados,compreendidos e valorizados pela ciência médica, que deve, antes de tudo, estar ciente que a homeopatia existe há mais de 200 anos e neste período sempre trabalhou em prol da saúde e bem estar de seus pacientes e usuários, estando além dos interesses de grupos econômicos farmacêuticos multinacionais que tratam de denegrir no senso comum as bases científicas , fundamentos e história da homeopatia, além de desinformar o cidadão por reserva de mercado ou interesses mesquinhos.


    enviado por Anonymous Anónimo em dezembro 11, 2006 9:46 da manhã  


  • O comentário anterior é de Reinaldo Mota


    enviado por Anonymous Anónimo em dezembro 11, 2006 9:49 da manhã  


Inserir Comentário

<< Página principal


 

Powered by Blogger