FísicosLX

sexta-feira, julho 23, 2004

As cores do mundo


clique para ver imagem no tamanho original

clique para ver imagem no tamanho original

A missão Cassini-Huygens está a estudar Saturno e os seus anéis e, em 2005, dirige-se para Titã, uma lua de Saturno e uma das duas únicas luas com atmosfera do Sistema Solar (a outra é Tritão, uma lua de Neptuno). A atmosfera de Titã é opaca e a sonda vai permitir estudá-la e cartografar a superfície da lua. Quanto aos anéis de Saturno, o seu conhecimento mais detalhado pode ser importante para perceber como se formou o Sistema Solar. Há, por exemplo, um anel que ciclicamente agrega o seu material para formar um pequenino satélite, que depois se volta a desagregar.

Toda esta informação é interessante, mas o que mais me tem chamado a atenção, nestes últimos dias, primeiro em Saturno e agora também nos seus anéis, são as cores. São suaves tons pastel, bege e cor-de-rosa, que não apareciam nas fotografias anteriores a esta missão, e que são pouco comuns, senão mesmo inexistentes, em outras fotografias astronómicas.

Sinto agora o mesmo deslumbramento que tive ao ver as cores fabulosas dos objectos astronómicos - especialmente nebulosas - da série "Cosmos", de Carl Sagan. Mais tarde, percebi que algumas dessas representações poderiam ser "imagens de artista". Ainda mais tarde aprendi que algumas dessas imagens são, de facto, o resultado de fotografias, mas que estas são feitas com filtros, pelo que as cores não são necessariamente as que veríamos com os nossos olhos, se estivéssemos mais perto... Desde então, ao ver uma dessas imagens coloridas, tento sempre perceber que cores são as que nos apresentam... Neste caso, os comunicados de imprensa indicam que se trata de "cores naturais", pelo que devem ser as que veríamos também. Resta, então, o deleite...

0 :

Inserir Comentário

<< Página principal


 

Powered by Blogger