FísicosLX

quinta-feira, dezembro 09, 2004

Divulgação científica na televisão pública

Ao ouvir os anúncios feitos na RTP1 à mini-série "Odisseia no Espaço: Viagem aos Planetas", podia ficar-se com a impressão que o próximo programa de divulgação científica nesse canal vai ser emitido daqui por uns dez anos...

Às vezes sinto nostalgia dos tempos do "Cosmos", de um programa (cujo nome não me recordo) apresentado por Clara Pinto Correia em que havia câmaras escondidas para filmar ninhos de aves portuguesas, de uma série fantástica sobre geologia em que se mostravam modelos animados dos movimentos do magma e dos seus efeitos, e até do "That's Incredible", do "Era uma vez o espaço" e (blasfémia!) do MacGyver...

Ainda há tanto sítio onde não chega a TV Cabo e tantos salários mínimos que não permitem o luxo da assinatura de canais de divulgação por esse meio... E a selecção do canal Discovery e o programa 2010 não são suficientes.

Mas o dinheiro dos impostos vai em primeiro lugar para a compra de direitos de transmissão de jogos de futebol, e só muito depois para programas com algum interesse educativo. Depois, não se espantem que os adolescentes ambicionem ser jogadores de futebol e quase nunca investigadores.

2 :

  • Esta Clara de que aqui se fala será a mesma que, regressada,a este "sítio", dos States com o seu PhD, ficou cega de um olho ?
    X


    enviado por Anonymous Anónimo em dezembro 15, 2004 1:45 da manhã  


  • Amigo

    (...)

    Amigo (recordam-se, vocês aí,
    Escrupulosos detritos?)
    Amigo é o contrário de inimigo!

    Amigo é o erro corrigido,
    Não o erro perseguido, explorado.

    (...)
    (Alexandre O'Neill)


    enviado por Blogger Aristarco em dezembro 17, 2004 8:55 da manhã  


Inserir Comentário

<< Página principal


 

Powered by Blogger