FísicosLX

quinta-feira, janeiro 20, 2005

Revista “Nature”: Cientistas americanos descobrem gene essencial ao desenvolvimento do cancro

Uma equipa de cientistas norte-americanos descobriu um gene que será essencial ao desenvolvimento do cancro. Os resultados da investigação serão publicados amanhã na revista britânica “Nature”.

Takeda Maeda e Pier Paolo Pandolfi, do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, designaram o gene por Pokemon.

“Existem vários genes que podem causar o cancro mas o Pokemon é único porque os outros genes precisam dele para funcionarem”, explicou Pandolfi, o orientador da investigação.

Dado o seu papel crucial, este gene constitui um alvo terapêutico ideal para o desenvolvimento de novos medicamentos capazes de inibir a sua acção, consideram os autores do estudo. Ao impedir a activação do gene, os cientistas esperam conseguir bloquear a engrenagem do processo cancerígena.

A equipa americana observou que a gravidade dos cancros é directamente proporcional à actividade do gene.

Actualmente estima-se que os cancros matem, anualmente, seis milhões de pessoas em todo o mundo, representando doze por cento das mortes, segundo números da Organização Mundial de Saúde.


[Público.pt]

1 :

  • Depois deste, vai ser descoberto outro ainda mais intimo, mais essencial, e tudo volta onde sempre esteve: a natureza por cima, nós por baixo! (é um abuso, bem sei, esta separação)


    enviado por Blogger OliveiraReis em janeiro 23, 2005 6:27 da manhã  


Inserir Comentário

<< Página principal


 

Powered by Blogger