FísicosLX

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Albert Einstein (1879-1955) - A sua vida e a sua obra (II)

Enquanto Einstein ponderava sobre o funcionamento do universo, teve rasgos de compreensão demasiado profundos para exprimir por palavras. "Estes pensamentos apareceram sem nenhuma formulação verbal", terá dito Einstein. "Raramente penso com palavras. O pensamento surge e, mais tarde, posso tentar exprimi-lo por palavras."

Einstein acabou por fixar residência nos Estados Unidos, onde foi grande defensor de causas como o sionismo ou o desarmamento nuclear. Mas manteve a sua paixão pela física. Até à sua morte, em 1955, Einstein não deixou de procurar uma teoria de campo unificado que ligasse os fenómenos da gravitação e do electromagnetismo num único conjunto de equações. O facto de os físicos actuais continuarem a procurar uma teoria de grande unificação da física é um tributo à visão de Einstein. Einstein revolucionou o pensamento científico no século XX e para além dele.

Albert Einstein nasceu em Ulm, no antigo estado germânico de Wüetteberg, em 14 de Março de 1879, e cresceu em Munique. Foi o único filho de Hermann Einstein e de Pauline Koch. O seu pai e o seu tio eram donos de uma fábrica de material eléctrico. A família considerava que Einstein era lento a aprender porque tinha dificuldades com a linguagem. (Pensa-se actualmente que poderá ter sido disléxico.) Tornou-se lendária a história sobre quando Hermann perguntou ao reitor da escola do seu filho qual seria a melhor profissão para Albert, tendo este respondido: "Não faz diferença. Ele nunca terá sucesso em nada."

Einstein não se deu bem com a escola. Não gostava da autoridade, e sofria por ser uma das poucas crianças judias numa escola católica. Esta experiência como intruso repetiu-se muitas vezes ao longo da sua vida.

(tradução livre de "On the Shoulders of Giants - The Great Works of Physics and Astronomy", editado e comentado por Stephen Hawking, Penguin, 2002)

(continua)

1 :

Inserir Comentário

<< Página principal


 

Powered by Blogger