FísicosLX

sexta-feira, setembro 09, 2005

Admirável mundo novo

O Reino Unido aprovou a criação de embriões com ADN de duas mulheres: ADN do núcleo de uma mulher e ADN mitocondrial de outra. Assim se evita a distrofia muscular, uma "doença de origem genética". (Mas, então, como explicar a segunda frase deste excerto da notícia?)

«Um primeiro pedido de autorização tinha sido recusado, por receio da ideia de que se estariam a criar bebés com duas mães.

Mas esta ideia, que tem todos os ingredientes para criar títulos fantásticos, não é muito rigorosa, pois o material genético contido no núcleo é que confere todas as características hereditárias.

O ADN das mitocôndrias é muito reduzido, embora seja importante porque estes organelos são responsáveis pelo processamento da energia necessária para a célula funcionar. Pensa-se que as mitocôndrias são vestígios muito remotos da infecção de um organismo unicelular por um outro, que acabou por resultar numa relação tão benéfica para ambas as partes que passou a ser a base das células dos organismos eucariotas (que têm um núcleo, onde se encontra o património genético).»


(Público de hoje)

0 :

Inserir Comentário

<< Página principal


 

Powered by Blogger