FísicosLX

terça-feira, novembro 01, 2005

Há 250 anos

O primeiro abalo fez-se sentir cerca de um quarto de hora antes das 10.00 da manhã e, pelo que me pude aperceber, durou seis ou sete minutos, pelo que, num quarto de hora, esta grande cidade estava em ruínas. Pouco depois, acenderam-se vários fogos que arderam durante cinco ou seis dias. A força do tremor de terra parecia estar imediatamente abaixo da cidade... Pensa-se que terá vindo à superfície no cais que começa na Alfândega e termina no Paço Real, que foi completamente arrastado e desapareceu por completo. Na altura do terramoto, as águas do rio subiram de 6 a 9 metros.

Carta do Cônsul britânico enviada para Londres duas semanas após o terramoto
in "Gazeta de Lisboa", separata da CML no jornal Público de 1/11/2005



img

E por que naquela hora a maior parte das cazas tinha as fornalhas acezas para fazerem os seos jantares; e da mesma forma em todas as Igrejas se dava principio aos oficios Divinos, que pela festividade do dia ser mais solemne achavaõ-se os Altares todos com velas acezas; e pela cahida das paredes ficou o fogo sopitado, foi pouco a pouco ateando-se em maneira que no meio dia se descobria já em muitas partes distinctas o incendio ateado, que lavrou com tanta força e rapidês que nessa noite a parte mais nobre, e rica da cidade ficou reduzida a cinzas, proseguindo sem obstaculo, e devorando tudo o que encontrava.

O memorável terremoto acontecido no 1º dia do mês de Novembro do anno de 1755. Successos de Portugal Memorias historicas politicas e civis em que se descrevem os mais importantes successos occorridos em Portugal desde 1742 até ao anno de 1804. José Pedro Ferrás Gramoza
in "Gazeta de Lisboa", separata da CML no jornal Público de 1/11/2005



img

De repente ouvi um clamor geral: "O mar está a subir, vamos todos morrer". Ao escutar isto, dirigi o olhar em direcção ao rio, que naquele lugar tem uns seis ou oito quilómetros de largura, pude observá-lo a ondear e a elevar-se de uma maneira inexplicável, pois não havia a mais leve brisa. De repente, apareceu a uma pequena distância uma enorme massa de água a erguer-se como uma montanha, aproximando-se espumando e rugindo, precipitando-se em direcção à terra tão impetuosamente que, não obstante termos imediatamente fugido com a maior rapidez para salvar as nossas vidas, muitos foram arrastados para o largo.

Carta anónima, Lisboa, 18 de Novembro de 1755
(The British Historical Society of Portugal - An account vy an eyewitness of the Lisbon Earthquake of November, 1, 1755)
in "Gazeta de Lisboa", separata da CML no jornal Público de 1/11/2005

3 :

Inserir Comentário

<< Página principal


 

Powered by Blogger