FísicosLX

quarta-feira, agosto 25, 2004

Descubra as diferenças

cores(1) cores(2)

4 :

  • Passei os últimos momentos a descobrir-vos!
    E vou colocar já o link...

    AdamastoR


    http://substrato.blog-city.com


    enviado por Anonymous Anónimo em agosto 26, 2004 2:36 da manhã  


  • Permita-me uma divergência. Descubra as semelhanças.


    enviado por Blogger Bruno Santos em agosto 27, 2004 12:32 da manhã  


  • São imagens em negativo. A diferença está no fundo, a imagem "real" (positiva) é a segunda, representa o que veríamos se sobrepuséssemos vitrais coloridos.


    enviado por Blogger GS em agosto 28, 2004 2:02 da tarde  


  • A solução para o enigma (que é o mesmo do "post" da "pergunta de algibeira") está em http://www.fisica.ufc.br/coresluz3.htm.

    A primeira imagem ilustra a "adição de cores", que ocorre quando se juntam feixes de radiação electromagnética com as cores "primárias" (vermelho, verde, azul). É o que acontece nas televisões e écrãs de computador. É o inverso da dispersão da "luz branca" (de que a luz do Sol é uma amostra) com um prisma.

    A segunda imagem diz respeito à "subtracção de cores". Aqui, trata-se das cores dos objectos ou de pigmentos. Um pigmento apresenta uma determinada cor porque as moléculas que o constituem absorvem a luz branca que nele incide em todos os comprimentos de onda, excepto os que correspondem à cor que observamos. Ao juntar vários pigmentos, há absorção em mais comprimentos de onda e, no limite, há a absorção de todos os comprimentos de onda, o que confere a cor preta à mistura dos pigmentos das três cores primárias.

    Em física, a "adição de cores" é muito mais habitual. Por isso, a figura que ilustra a "subtracção de cores" surpreendeu-me, da primeira vez que a vi. Mas tem uma coisa familiar: entre o amarelo e o ciano, surge um verde, como quando, por exemplo, misturamos guaches, o que conduz à explicação.


    enviado por Blogger Aristarco em setembro 05, 2004 9:46 da tarde  


Inserir Comentário

<< Página principal


 

Powered by Blogger