FísicosLX

sexta-feira, dezembro 30, 2005

A ler/ver

O blog Central Nuclear, de Paulo Gorjão e João Domingues.

Os posts do João Jesus sobre energia nuclear no blog A Metamorfose.

Adenda:


"Energia Nuclear - Mitos e Realidades", Jaime Oliveira e Eduardo Martinho (prefácio de António Manuel Baptista), O Mirante, Lisboa, 2000


"Fusion - an energy option for the future", European Fusion Development Agreement, Association EURATOM - FOM 2004

quarta-feira, dezembro 28, 2005

Um grande dia para a ESA


O dia do lançamento do GIOVE-A (Galileo In-Orbit Validation Element), o primeiro de dois satélites de verificação para o sistema global europeu de navegação por satélite Galileo.

Notícia da ESA

A ver

Clique para ver o sítio do filme


Oferecem-se alvíssaras... a quem indicar aqui os dados mais completos (com números!), de Portugal e da União Europeia, sobre a exportação de material bélico e sobre a avaliação da cooperação no campo da educação (número de diplomas nos vários níveis de ensino, directamente financiados; indicação de formas de tornar a cooperação mais eficiente), para África.

segunda-feira, dezembro 26, 2005

Números mágicos e estrelas errantes


"Números Mágicos e Estrelas Errantes - Os Primeiros Passos da Ciência", de Anna Parisi, editado pela Principia, é um livro de divulgação para adolescentes (mas não só), bem humurado mas rigoroso, que oferece uma introdução aos primórdios da história da matemática, astronomia, filosofia e, claro, física. Corajosamente, apresenta equações no corpo do texto... Mas por que há-de alguém ter medo da matemática?

É feita justiça a Aristarco de Samos... Vejam:

Aprendi imensas curiosidades neste livro que li em poucas horas. Recomendo a leitura!

sábado, dezembro 17, 2005

The Problem with God

Richard Dawkins

Entrevista a Richard Dawkins. "The renowned biologist talks about intelligent design, dishonest Christians, and why God is no better than an imaginary friend."

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Vénus na retorta


A conclusão está iminente.
(S. Trismosin, Splendor solis, Londres, século XVI)


O surgimento de Vénus no céu traz consigo uma voluptuosa alegria; torna-se visível um magnífico jogo de cores, a que se dá o nome de «cauda de pavão». Diz Basilius Valentius que esta aparição, tal como um arco-íris, indica «que a matéria irá em breve passar do estado húmido para o estado seco».
(Philosophischer Hauptschlüssel, Leipzig, 1718)

Imagem e texto encontrados em "O Museu Hermético - Alquimia & Misticismo" (Alexander Roob, Taschen, 2001).

quinta-feira, dezembro 08, 2005

A visitar

terça-feira, dezembro 06, 2005

Espírito natalício


A levitação do combóio da imagem deve-se às propriedades do YBa2Cu3O7 (ou ítrio-bário-cobre-oxigénio), um supercondutor de alta temperatura. A lei da inércia faz o resto.

O combóio começou por ser cheio com azoto líquido, foi depois posto sobre a pista e, finalmente, foi-lhe dado um pequeno empurrãozinho. Esteve em exposição no CCB, na iniciativa "Física à Solta", descrita na entrada anterior.


 

Powered by Blogger