FísicosLX

quarta-feira, julho 28, 2004

Impotência

Assisto, estarrecida, à queima do meu país. O meu país sentimental mas físico, aos pinhais que o meu avô plantou quando veio da Grande Guerra... Sei também que é um golpe na magra carteira de muitos agricultores de subsistência, a quem o pinhal dava, de longe a longe, umas poucas dezenas ou centenas de contos, em tempos de maior necessidade. Era um património certo, sempre a renover-se; agora têm que esperar uma década ou duas, sem nada. Viajo demoradamente pelo meio de montes queimados e pergunto-me se é esta a nossa paisagem...

Casas destruídas, vidas destruídas...

O que podemos todos fazer? Fazer, e não dizer! Se a floresta habitada que foi Portugal durante séculos vai dar lugar a uma floresta selvagem, onde não há quem roce o mato, que seja uma mudança assumida. Sabemos todos que isto tudo começou com a desertificação do interior, e essa é o resultado de um fraco ou inexistente planeamento do território, é a responsabilidade de todos os governos do país desde há cinquenta anos, pelo menos.

As casas não podem estar no meio da floresta. Os limites de distância entre casas e floresta têm que ser impostos com mais vigor. Os caminhos na floresta têm que ser muito mais, e mais largos. Os guardas florestais têm que ser mais, e não menos. As televisões deveriam ser proibidas de mostrar fotogénicas labaredas, que encorajam pirómanos, e mostrar só o negro do dia seguinte, do mês seguinte, do ano seguinte. Mais meios aéreos? Sim, se não forem de quem tenha lucro com eles. Controle-se também os negócios imobiliários e dos madeireiros nas áreas ardidas mais eficazmente.

Li algures que, nestes dias, no Rio de Janeiro, está um frio de rachar, anormal. Estes extremos climáticos hão-de ter alguma correlação com as mudanças climáticas de larga escala e há cada vez mais evidências de que estas estão a ser aceleradas pela mão humana. Exerçamos a cidadania de forma mais consciente do ponto de vista da protecção do meio ambiente, quer nos nossos gestos do dia-a-dia, quer exigindo atitudes responsáveis e eficazes aos governos!

(O desenrolar sinistro dos incêndios pode ser visto através das fotografias dos satélites do MODIS Rapid Response Project - NASA/GSFC.)

0 :

Inserir Comentário

<< Página principal


 

Powered by Blogger