FísicosLX

quarta-feira, agosto 04, 2004

"Eppur si muove"

capa de 'A Filha de Galileu'

"A Filha de Galileu", de Dava Sobel, é, tal como o seu anterior "Longitude", um livro cativante, em que se juntam de forma proveitosa a investigação dos aspectos humanos de personagens históricas e a divulgação da ciência. Baseado nas cartas que a filha mais velha de Galileu lhe escreveu (as cartas que Galileu lhe enviou não foram preservadas), este livro não é mais do que uma completa biografia do génio e figura fulcral na história da modernidade que foi Galileu Galilei.

Sendo as duas filhas de Galileu "ilegítimas", dificilmente conseguiriam um "bom casamento", dada a sua condição, pelo que foram colocadas muito jovens num convento de clarissas. A mais velha, que adoptou o nome Maria Celeste, herdou a inteligência do pai, pelo que chegou a administrar a partir do convento a propriedade de Galileu, nos últimos anos de vida deste.

Entre peripécias, o livro relata as descobertas feitas por Galileu com a sua luneta, examina os livros em que ele expôs as suas ideias e analisa em pormenor a perseguição que lhe foi movida pelos seus muitos inimigos, que culminou no famoso e dramático julgamento.

Em Portugal, foram duas as editoras a apresentar "A Filha de Galileu" ao público: o Círculo de Leitores e a Temas e Debates. A edição da primeira tem uma vantagem óbvia: a profusão de ilustrações (que falta na edição da Temas e Debates), que ajudam a compreender melhor o clima da época e o cenário do julgamento.

A ler!

0 :

Inserir Comentário

<< Página principal


 

Powered by Blogger