FísicosLX

terça-feira, novembro 30, 2004

"Raiva entre os dentes" e "projecto[s] de futuro"

Entrevista a Manuel Paiva, hoje, no Público.

segunda-feira, novembro 29, 2004

Melhor detector de mentiras?



A Nature revela que a ressonância magnética funcional permite detectar áreas do cérebro que ficam activas quando se mente. Falta saber se este novo detector de mentiras também pode ser ludibriado.

domingo, novembro 28, 2004

Vitríolo, éter e gás hilariante (ih! ih! ih!)

"O primeiro e importante avanço no desenvolvimento da anestesia foi a descoberta feita em 1275 pelo famoso alquimista catalão Raimundo Lúdio (Ramon Llull), de que o vitríolo (ácido sufúrico concentrado) misturado com álcool e destilado resultava num fluido branco e doce. Ao princípio, Lúlio e os seus contemporâneos chamaram ao fluido vitríolo doce; mais tarde recebeu o nome de éter. Um grande futuro estava reservado a esse simples composto químico, embora tivessem de passar seis séculos até se descobrir o seu destino.

"Em 1605, o famoso alquimista Paracelso, um médico suíço, utilizou o éter para aliviar a dor. Era médico, mas não cirurgião, de maneira que não pôde inventar a anestesia cirúrgica. Depois de o experimentar em animais, no entanto, administrou éter a pacientes em grande sofrimento. Espantosamente, só em meados do século XIX é que alguém voltou a lembrar-se de usar éter para aliviar dores.

"Outro grande avanço foi feito pelo químico inglês Joseph Priestley, em 1772, ao descobrir o óxido nitroso, mais tarde chamado gás hilariante. Priestley não reconheceu o óxido nitroso como agente anestésico, mas fez uma série de outras descobertas incrivelmente importantes, incluindo a existência do oxigénio e do monóxido de carbono. (...)

"Depois de Priestley, a «medicina pneumática» (medicação por inalação de vários gases) que ele ajudara a fundar tornou-se uma espécie de moda em Inglaterra. Um dos seus principais expoentes foi Thomas Beddoes, o médico e químico de Berkeley (...). Beddoes, liberal como Priestley, foi obrigado a abandonar o seu lugar de docente de Química em Oxford. Em 1794, viajou para Bristol, onde abriu um Instituto de Medicina Pneumática. Quatro anos mais tarde, nomeava seu superintendente Humphrey Davy, um brilhante cirurgião e químico, de vinte e dois anos.

"A juventude de Davy fora semelhante à de Jenner [inventor da vacina contra a varíola], pois os maus resultados escolares fizeram-no abandonar os estudos aos treze anos. Sem as habilitações para estudar para médico, tornou-se aprendiz dum cirurgião farmacêutico. Durante a sua aprendizagem, desenvolveu enorme interesse pela química, aprendendo essencialmente sozinho. Foi ele quem introduziu o termo gás hilariante para o óxido nitroso, depois de o inalar aos dezassete anos, sentindo-se tão divertido que desatou a rir à gargalhada. (...)

"Vários químicos americanos perceberam que a inalação dos anestésicos fazia as pessoas sentirem-se felizes e contentes. Como resultado, os químicos que os fabricavam organizavam «festejos de éter» e «festas de gás hilariante». Por acaso, o primeiro a utilizar éter como anestésico dental foi um estudante de Química, William E. Clark, que já assistira e participara em reuniões do género. O seu dentista era o Dr. Elija Pope, e Clark sugeriu-lhe um dia que usasse éter para as extracções de dentes, calculando, sem dúvida, que uma risota só podia ajudar a esquecer a dor. (...)

"Pouco tempo depois do casamento [do médico Crawford Long, em 1842], vários jovens de Jefferson pediram-lhe que lhes fizesse óxido nitroso para as suas festas de gás hilariante. Long respondeu-lhes que o éter era igualmente bom e fez certa quantidade, que todos experimentaram. A boa disposição foi contagiosa, e os folguedos com éter depressa se tornaram moda em Jefferson e arredores.

"Durante esses divertimentos, Long fez uma observação de profunda importância. Após um episódio típico, apresentava nódoas negras dos movimentos feitos sob a influência do éter, mas não se lembrava de ter sentido alguma dor no momento em que elas tinham sido feitas. Quando um dos seus pacientes, James N. Venable, com operação marcada, por diversas vezes, para tirar dois quistos do pescoço, a desmarcou com medo das dores, Long lembrou-se das nódoas negras feitas sem dor. Então, convidou-o para uma das festas com éter, para ver se o éter não lhe fazia mal, e conseguiu convencê-lo de que o produto era inofensivo. No dia 30 de Março de 1842, o médico deitou éter numa toalha, fez Venable inalá-lo e viu-o ficar inconsciente. Retirou então um dos quistos, sem que o paciente sentisse qualquer dor. Quando ele recobrou a consciência, não acreditou no que acontecera, e Long teve que lhe mostrar o quisto para provar que já não o tinha. A experiência teve tal êxito que, nove semanas depois, o segundo quisto era removido da mesma maneira."

(in "Grandes Descobertas da Medicina", Meyer Friedman e Gerald W. Friedland, Círculo de Leitores)

sábado, novembro 27, 2004

Lua poderá ser fonte de energia para a Terra

Notícia da Lusa sobre o hélio-3 da Lua.

sexta-feira, novembro 26, 2004

Estrelas


(M.C. Escher)

Sugestão: como trabalho manual ou exercício mental, fazer a planificação e a construção dos cinco sólidos platónicos.

Shine On You Crazy Diamond

Part one

Remember when you were young, you shone like the sun
Shine on you crazy diamond
Now there's a look in your eyes, like black holes in the sky
Shine on you crazy diamond
You were caught on the cross fire of childhood and stardom
blown on the steel breeze
Come on you target for faraway laughter, come on you stranger
you legend, you martyr, and shine!

You reached for the secret too soon, you cried for the moon
Shine on you crazy diamond
Threatened by shadows at night, and exposed in the light
Shine on you crazy diamond
Well you wore out your welcome with random precision
rode on the steel breeze
Come on you raver, you seer of visions, come on you painter
you piper, you prisoner, and shine!

Part two

Nobody knows where you are, how near or how far
Shine on you crazy diamond
Pile on many more layers and I'll be joining you there
Shine on you crazy diamond
And we'll bask in the shadow of yesterday's triumph,
and sail on the steel breeze
Come on you boy child, you winner and looser
Come on you miner for truth and delusion, and shine!

(Pink Floyd, álbum "Wish You Were Here")

quarta-feira, novembro 24, 2004

"Começar", de Almada Negreiros

Clique para saber mais.
Ponto de Bauhütte:

Um ponto que está no círculo
E que se põe no quadrado e no triângulo.
Conheces o ponto? tudo vai bem.
Não o conheces? tudo está perdido.


(Almada Negreiros)

Ver: "Artistas Matemáticos, Matemáticos Artistas".

terça-feira, novembro 23, 2004

Dois Mundos...

João Lin Yun, hoje, no Público.

domingo, novembro 21, 2004

A maior fotografia digital do mundo



É uma imagem panorâmica de Delft com 2.487.227.305 pixels (78.797 por 31.565 pixels), que ocupa 7.5 GBytes.

Ver também a notícia da BBC e a página oficial do projecto.

sábado, novembro 20, 2004

Inversão do campo magnético terrestre

"Existem provas das inversões ocorridas desde há 330 milhões de anos. Durante esse período, ocorreram mais de 400, com uma média de uma em cada 700.000 anos. No entanto, o tempo entre inversões não é constante, variando desde menos de 100.000 anos até dezenas de milhões de anos. Em períodos geológicos recentes, têm estado a acontecer, em média, uma vez em cada 200.000 anos, mas a última ocorreu há 780.000 anos. Nessa altura, o campo magnético sofreu uma transição de um estado 'invertido' para o seu 'estado normal' actual."
(tradução livre daqui)



A seguir, um mapa com as sucessivas localizações do pólo norte magnético, desde 1831 até 2001.

quinta-feira, novembro 18, 2004

Mach 9,8


Avião da NASA atinge quase dez vezes a velocidade do som

quarta-feira, novembro 17, 2004

Ao segundo sinal serão...

Para informação do Rui Tavares, do Barnabé: a hora legal está aqui. (Se bem que, perante o que viu, talvez não precisasse assim tanto de um relógio.)

Física moderna para todos

O Código Cósmico

A quem me dissesse que queria compreender o essencial da teoria da relatividade e da mecânica quântica, sem ter que saber matemática, sugeriria a leitura do excelente "O Código Cósmico", de Heinz R. Pagels, editado pela Gradiva. (Está esgotado na editora, e é pena.)

Mapa do mundo

Depois de muito procurar, encontrei finalmente numa livraria um mapa do mundo actualizado e em português. É da Porto Editora, com data de 2004.

segunda-feira, novembro 15, 2004

Nanotubos ao serviço da saúde


Estes nanotubos de carbono poderão, no futuro, permitir a monitorização dos sinais vitais, e em particular do teor de dióxido de carbono do ar expirado, em aparelhos mais portáteis do que os usados actualmente nos hospitais. (Nature)

Reactor nuclear natural fóssil

Clique para ver imagem no tamanho original.

Em Oklo, no Gabão. Mais informação aqui.

Leónidas ou a Terra que roda


Esta entrada é dedicada aos fotógrafos que nunca experimentaram uma exposição longa do céu nocturno. Para evitar o efeito visto na imagem, usam-se telescópios com montagem equatorial motorizada que automaticamente adaptam a sua posição ao movimento aparente do céu. (Astronomy picture of the day de ontem.)

domingo, novembro 14, 2004

Tempestades em Urano

Clique para ler o artigo

Ideias sobre Titã em revisão

Novamente na New Scientist. O que cobre a superfície de Titã?

A música dos anéis de Saturno

Na New Scientist.

sexta-feira, novembro 12, 2004

Sismos

Na comunicação social, continua a confundir-se a escala
de Richter
("aberta") com a escala modificada de Mercali (com um número finito de magnitudes inteiras, que permitem medir os efeitos dos sismos).

Já não bastava as velocidades medidas em "quilómetros hora"...

quinta-feira, novembro 11, 2004

Israel: "espião nuclear" Mordechai Vanunu foi detido outra vez

No site do Público.

Já aqui falei de Vanunu. Há dias tinha-o visto na televisão, a dizer que se tinha mantido livre porque não houve grades que prendessem o seu pensamento. Fiquei contente. Mas, afinal, a história ainda não terminou.

Civilização (IV)

Redes "wireless" em espaços públicos são muito úteis. Especialmente se também houver tomadas de electricidade disponíveis. Não costuma ser o caso...

Tempestade em Saturno

Vulcão de gelo?

Mais uma notícia da Lusa, sobre um misterioso brilho na superfície de Titã.

UNESCO alerta para "desigualdades na distribuição de benefícios"

Notícia da Lusa, de ontem, "Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento".

sexta-feira, novembro 05, 2004

Remanescente de supernova em raios gama

Remanescente de supernova em raios gama
Imagem histórica, hoje, na página da Astronomy picture of the day

segunda-feira, novembro 01, 2004

Especialistas mundiais discutem energia nuclear limpa no Algarve

Notícia da Lusa.


 

Powered by Blogger