FísicosLX

quinta-feira, junho 30, 2005

Ciência: Associação alerta para precariedade de emprego dos bolseiros

Lisboa, 30 Jun (Lusa) - A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) revelou hoje que em Portugal existem entre três a quatro mil bolseiros portugueses à espera de integração nos quadros das unidades de investigação, algumas pertencentes ao Estado.

"Há entre três a quatro mil bolseiros em situação de manutenção de serviços correntes que deviam ser integrados nos quadros, mas as vagas estão congeladas", disse à Agência Lusa André Levy, da direcção da ABIC, também bolseiro de um pós-doutoramento.

A associação apresentou hoje em Lisboa um manifesto em defesa de uma política nacional de emprego científico, alegando que há um subaproveitamento dos recursos humanos na área da inovação e desenvolvimento (I&D), explicou André Levy.

O objectivo do manifesto, que está a circular na Internet e conta com mais de três mil assinaturas, é alertar para a "actual situação de franca carência" de políticas e de medidas concretas de emprego científico e que, segundo a associação, está a prejudicar milhares de investigadores e bolseiros em Portugal.

"Queremos forçar a agenda política sobre este assunto e a questão está muito para lá dos bolseiros, porque não há atribuição de cargos a investigadores e faltam locais onde estes possam ser inseridos", explicou André Levy.

O manifesto defende "a criação de mecanismos de financiamento que permitam a contratação de pessoal pelas unidades de I&D", assim como uma "abertura da administração pública à inovação, com integração de pessoal qualificado, incluindo mestres e doutores".

No entender do dirigente da ABIC, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, manifestou abertura para esta questão, mas "acaba por cair em contradição por causa dos cortes de verbas no Orçamento de Estado".

"Fica-se sem saber se o ministro concretizará a meta de um por cento do PIB (produto interno bruto) para a Ciência e Tecnologia", afirmou o investigador, referindo que o manifesto poderá ainda ser entregue na Assembleia da República na comissão parlamentar do Trabalho e Segurança Social.

SS.

*

Manifesto "Por Uma Efectiva Política Nacional de Emprego Científico: Uma Necessidade Inadiável"

terça-feira, junho 28, 2005

ITER definitivamente em França

"Reactor termonuclear ITER criará energia renovável, limpa e barata" - notícia da Lusa.

segunda-feira, junho 27, 2005

Descoberto o planeta mais pequeno noutro sistema solar

Notícia do Público.

Problema

sábado, junho 25, 2005

Braço artificial que se mexe com o pensamento testado com êxito

Notícia do Público em linha.

terça-feira, junho 21, 2005

21 de Junho - Dia do Relógio de Sol


Relógio de Sol da Catedral de Chartres


Obrigada à Ana Gomes Ferreira pela lembrança.

sábado, junho 18, 2005

Anthony Leggett (Prémio Nobel da Física de 2003) em Lisboa



"Testing the limits of quantum mechanics: motivation, state of play, prospects" - Palestra a 23 de Junho de 2005, às 15h00, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (anfiteatro 3.2.14).

"Introduction to high energy low temperature physics" - Seminário a 24 de Junho de 2005, às 11h00, no Complexo Interdisciplinar da Universidade de Lisboa (anfiteatro).

sábado, junho 11, 2005

Feira do Livro de Lisboa, hoje

16:00
Sessão de autógrafos
Local: Pavilhões 92
Organização: Gradiva Publicações, Lda.
Carlos Fiolhais, autor de "A Coisa Mais Preciosa Que Temos", "Fronteiras da Ciência", "Física Divertida", "Universo", "Computadores e Tudo o Resto"

17:00
Observação do Sol e outros Astros
Local: Pavilhão 113
Organização: CTT - Correios de Portugal
O Dr.Máximo Ferreira, autor do livro "Para a história da Astronomia em Portugal", estará na Feira do Livro, pelas 17 horas, com telescópio para observação do Sol e continuar por lá de noite, para com outro telescópio se poderem observar outros Astros, depois de jantar.

18:30
Conferência
Local: Auditório
Organização: Gradiva Publicações, Lda.
"Einstein e o Ano Internacional da Física" com Guilherme Valente e Nuno Crato.

segunda-feira, junho 06, 2005

Franco Selleri em Lisboa

8 de Junho de 2005, 18 h - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sala 8. 2. 39 (edifício C8, 2º piso, sala 39):
Franco Selleri - "Relativist Physics and the Liberation of Time".

9 de Junho de 2005, 22h - Livraria Eterno Retorno - Franco Selleri, José Croca e Rui Moreira:
Lançamento do Livro "Lições de Relatividade", de Franco Selleri, com tradução de José Croca e de Rui Moreira.

Vd. paradoxo EPR e Teorema de Bell.

sábado, junho 04, 2005

A ler

Relatos da viagem do Sr. e da Sra. Olifante pelo Império do Meio e pelo Tibete.


 

Powered by Blogger