FísicosLX

terça-feira, dezembro 21, 2004

Lise Meitner



Lise Meitner (7 de Novembro de 1878 - 27 de Outubro de 1968) foi uma física austríaca que estudou a radioactividade e física nuclear.

Nascida em Viena, na Áustria, Lise Meitner foi a terceira de oito filhos de uma família judaica. Entrou para a Universidade de Viena em 1901, tendo estudado Física sob a supervisão de Ludwig Boltzmann. Depois de ter obtido o seu doutoramento, foi para Berlim, em 1907, para estudar com Max Planck e com o químico Otto Hahn. Trabalhou com Hahn durante 30 anos, liderando cada um uma secção do Instituto de Química Kaiser Wilhelm, de Berlim. Hahn e Meitner foram colaboradores próximos no estudo da radioactividade, com os conhecimentos de física dela e os conhecimentos de química dele a completarem-se mutuamente.

Em 1918, ambos descobriram o elemento protactínio.

Em 1923, Meitner descobriu a transição sem emissão de radiação conhecida por efeito de Auger, que tem este nome em homenagem a Pierre Auger, um cientista francês que descobriu o efeito dois anos mais tarde.

Após a Áustria ter sido anexada pela Alemanha em 1938, Meitner viu-se forçada a fugir da Alemanha para a Suécia. Continuou o seu trabalho no instituto de Manne Siegbahn, em Estocolmo, mas com poucos apoios, em parte devido ao preconceito de Siegbahn contra as mulheres na ciência. Hahn e Meitner encontraram-se clandestinamente em Copenhaga em Novembro para planear um novo conjunto de experiências. As experiências que forneceram as provas para a fissão nuclear foram feitas no laboratório de Hahn, em Berlim, e foram publicadas em Janeiro de 1939. Em Fevereiro de 1939, Meitner publicou a explicação física para as observações e, com o seu sobrinho físico, Otto Robert Frisch, denominou o processo "fissão nuclear". O fenómeno da fissão nuclear era completamente inesperado; foi preciso algum estudo dos dados e pensamento criativo para que ela se libertasse dos preconceitos dominantes. Este relatório teve um efeito electrizante nos físicos da área, em particular em Leo Szilard, que se apercebeu imediatamente que aquilo podia permitir uma reacção em cadeia que resultasse numa explosão. Como podia ser usado como arma, e estando o conhecimento em mãos alemãs, Szilard, Edward Teller e Eugene Wigner, juntos, puseram-se em acção, persuadindo Einstein, que tinha a celebridade, a escrever ao Presidente Roosevelt uma carta de alerta, que conduziu ao Projecto Manhattan.

Em 1944, Hahn recebeu o Prémio Nobel da Química, e Meitner foi ignorada pelo Comité Nobel, em parte porque Hahn desvalorizou o seu papel desde que ela deixou a Alemanha. Foi também dito que Siegbahn tinha influenciado o Comité Nobel contra ela. Isto foi parcialmente corrigido em 1966, quando Hahn e Meitner receberam, em conjunto com Fritz Straßmann, o Prémio Enrico Fermi. Numa visita aos E.U.A., em 1946, foi tratada como uma celebridade por toda a imprensa americana, com a habitual falta de rigor da imprensa, como alguém que "deixou a Alemanha com a bomba na carteira". Foi distinguida com o título de "Mulher do Ano" pelo National Women's Press Club, dos E.U.A., em 1946; recebeu a Medalha Max Planck da Sociedade Alemã de Física, em 1949.

Meitner morreu em Cambridge, em Inglaterra, em 1968. O elemento 109 chama-se meitnério em sua honra.


Frisch, Otto Robert (ed.) 1959. Trends in Atomic Physics: Essays Dedicated to Lise Meitner, Otto Hahn, Max von Laue on the Occasion of their 80th Birthday. New York: Interscience.

Sime, Ruth Lewin, Lise Meitner: A Life in Physics, Berkeley: University of California Press, 1996, ISBN 0520089065

(Wikipedia)

0 :

Inserir Comentário

<< Página principal


 

Powered by Blogger