FísicosLX

sábado, dezembro 18, 2004

Nanómetro, q.e.d.!

A maior polémica do FísicosLX foi sobre... um acento agudo. Ainda por cima, ficou sem conclusão.

Pois bem, caro engenheiro G, os linguistas dão-me razão! (Betty Martin é uma amiga que conheci graças a Agatha Christie.)

Nota: na ligação que o Ciberdúvidas faz para uma questão sobre o "bilião", é dito, erradamente, que em França se usa a mesma convenção que nos E.U.A., o que não está bem.

1 :

  • «Pronúncia dos múltiplos e submúltiplos decimais das unidades

    Na forma oral , os nomes dos múltiplos e submúltiplos decimais das unidades são pronunciados por extenso , prevalecendo a sílaba tônica da unidade .

    As palavras quilômetro , decímetro , centímetro e milímetro consagradas pelo uso com o acento tônico deslocado para o prefixo , são as únicas exceções a esta regra; assim sendo , os outros múltiplos e submúltiplos decimais do metro devem ser pronunciados com o acento tônico na penúltima sílaba ( mé ) , por exemplo , megametro , micrometro ( distinto de micrômetro , instrumento de medição ) , nanometro , etc.»
    ---
    tirado de:
    http://www.calibracao.com.br/curso/unidades_si/unidades_si.htm#11
    *****************************************************

    E no entanto é nanometros...

    (não fez caso dos meus avisos... apesar de ter logo visto o nível, através do bilião...)

    G, o Compreensivo

    PS: não acho adequada a palavra "polémica". Isso leva esta conversa para um nível totalmente estranho à minha intenção.


    Será que a Gulbenkian me daria uma bolsa, para acabar com isto de vez?! (Olhe, já agora!, é gulbenk(í)an e não gulb(é)nkian. O Sr era arménio, não inglês. Sabe quantas vezes ouvi dizer Gulbenkian como deve ser? Pouquinhas.
    A directora da Gulbenkian, garanto-lhe, não o elucidará correctamente - ela própria diz Gulbénkian. O mesmo com os sábios do Ciber: de unidades e micrometros não percebem nada, o que não lhes fica mal. Pergunte-lhes se é rúbrica ou rubrica e vê-los-á sem ruborizarem, discorrer com propriedade sobre tão interessante tema. Mas não os incomodemos com assuntos técnicos - só os faremos ficar mal, dadas a boa intenção e falta de cautela...)


    enviado por Anonymous Anónimo em janeiro 04, 2005 1:38 da tarde  


Inserir Comentário

<< Página principal


 

Powered by Blogger