FísicosLX

domingo, março 06, 2005

"Ofereço-vos a língua, para que passem os selos!"

Clique para ver uma versão maior

Quando, após a largada das bombas de Hiroshima e Nagasaki, se apercebeu do poder destrutivo das mesmas e da destruição de inocentes civis que provocavam, [Einstein] lançou-se numa campanha pública contra a bomba atómica.

Nessa campanha ficou célebre a fotografia de Einstein com a língua de fora (Hoffmann, 1972). O Japão estava enfraquecido e a popularidade do presidente aumentava com a perspectiva do fim da guerra e pela desforra por Pearl Harbor. Einstein tentou persuadir os media e o povo americano, no sentido de que a população enviasse cartas ao presidente pedindo o fim dos ataques nucleares. Mas a população e os media americanos estavam entusiasmados com os discursos dos militares sobre o fim da guerra, e com a forma como os méritos eram atribuídos à nova e poderosa arma desenvolvida pelo projecto Manhattan.

A fotografia foi tirada durante uma entrevista que Einstein dava à imprensa a fim de divulgar sua campanha contra o uso da energia nuclear para fins militares. Um dos repórteres terá perguntado: "O Presidente dos Estados Unidos nos oferece a paz em troca do uso da bomba; o que tem o senhor a oferecer à população americana em troca da paz?".

Foi então que Einstein, mostrando a língua ao repórter e ao fotógrafo, respondeu: "Ofereço-vos a língua, para que passem os selos!".

Nos últimos anos da sua vida ele teria dito (Pais, 1995, p.539): "Se soubesse que os alemães não seriam bem sucedidos na produção da bomba atómica, não teria levantado um dedo".


Fonte: Vida e Obra de Albert Einstein (Centro Ciência Viva do Algarve)

0 :

Inserir Comentário

<< Página principal


 

Powered by Blogger