FísicosLX

terça-feira, março 01, 2005

Albert Einstein (1879-1955) - A sua vida e a sua obra (VI)

No último dos seus artigos de 1905, entitulado "Sobre a Electrodinâmica dos Corpos em Movimento", Einstein apresentou o que ficou conhecido como a teoria da relatividade restrita. O artigo está escrito mais como um ensaio do que como uma comunicação científica. Sendo completamente teórico, não tem notas nem citações bibliográficas. Einstein escreveu este tratado de 9000 palavras em apenas cinco semanas; no entanto, os historiadores da ciência consideram-no tão exaustivo e revolucionário como os Principia de Isaac Newton.

O que Newton tinha feito para a compreensão da gravidade, fez Einstein para a nossa perspectiva do tempo e do espaço. Newton tinha declarado que "o tempo absoluto, verdadeiro e matemático, por si próprio e pela sua própria própria natureza, flui regularmente, sem relação com nenhuma coisa externa". Einstein defendeu que todos os observadores devem medir a mesma velocidade da luz, independentemente da velocidadade a que eles próprios se estiverem a mover. Afirmou também que a massa de um objecto não é constante, mas antes aumenta com a velocidade do objecto. Mais tarde, foram realizadas experiências que provaram que uma pequena partícula material, quando acelerada até 86 por cento da velocidade da luz, tem duas vezes mais massa do que tem em repouso.

Outra consequência da relatividade é a relação entre energia e massa poder ser expressa matematicamente, o que foi feito por Einstein na famosa equação E=mc2. Esta expressão - segundo a qual a energia é igual à massa vezes o quadrado da velocidade da luz - permitiu que os físicos compreendessem que mesmo quantidades minúsculas de matéria têm o potencial para gerar quantidades enormes de energia. Convertendo completamente para energia apenas uma parte da massa de uns poucos átomos resultaria, então, numa explosão colossal. Assim, a aparentemente inócua equação de Einstein levou os cientistas a ponderarem sobre as consequências de cindirem o átomo (fissão nuclear) e, a pedido de governos, a desenvolverem a bomba atómica. Em 1909, Einstein foi nomeado professor de física teórica na Universidade de Zurique e, três anos mais tarde, concretizou a sua ambição de voltar à Escola Politécnica Federal, como professor catedrático. Seguiram-se outras nomeações e cargos académicos prestigiosos. Entretanto, continuou a trabalhar na sua teoria da gravidade, bem como na sua teoria da relatividade geral. Mas, à medida que o seu estatuto profissional continuava a melhorar, o seu casamento e a sua saúde começaram a deteriorar-se. Einstein e Mileva iniciaram os trâmites do divórcio em 1914, o mesmo ano em que ele aceitou um lugar de professor na Universidade de Berlim. Mais tarde, quando ficou doente, a sua prima Elsa foi a sua enfermeira até ao seu restabelecimento e, cerca de 1919, os dois casaram-se.

(tradução livre de "On the Shoulders of Giants - The Great Works of Physics and Astronomy", editado e comentado por Stephen Hawking, Penguin, 2002)

(continua)

0 :

Inserir Comentário

<< Página principal


 

Powered by Blogger