FísicosLX

quinta-feira, março 24, 2005

Perl poetry

#!/usr/bin/perl

APPEAL:

listen (please, please);

open yourself, wide;
join (you, me),
connect (us,together),

tell me.

do something if distressed;

@dawn, dance;
@evening, sing;
read (books,$poems,stories) until peaceful;
study if able;

write me if-you-please;

sort your feelings, reset goals, seek (friends, family, anyone);

do*not*die (like this)
if sin abounds;

keys (hidden), open (locks, doors), tell secrets;
do not, I-beg-you, close them, yet.

accept (yourself, changes),
bind (grief, despair);

require truth, goodness if-you-will, each moment;

select (always), length(of-days)

# listen (a perl poem)
# Sharon Hopkins
# rev. June 19, 1995

Detectada radiação em infravermelho de dois exoplanetas conhecidos



Os patamares dos lados correspondem a radiação das estrelas e dos planetas, emitindo em simultâneo; os patamares centrais são radiação das duas estrelas, quando os planetas estão a passar por detrás deles.

Notícia do Público | Vídeo com explicação (NASA)

(Cf. com as entradas Ver para crer e O planeta de 14 massas terrestres que orbita µ Arae.)

Preconceitos criacionistas

CHARLESTON, South Carolina (AP) -- IMAX theaters in several Southern cities have decided not to show a film on volcanoes out of concern that its references to evolution might offend those with fundamental religious beliefs.

"We've got to pick a film that's going to sell in our area. If it's not going to sell, we're not going to take it," said Lisa Buzzelli, director of an IMAX theater in Charleston that is not showing the movie. "Many people here believe in creationism, not evolution."

The film, "Volcanoes of the Deep Sea," makes a connection between human DNA and microbes inside undersea volcanoes.

Buzzelli doesn't rule out showing the movie in the future.

IMAX theaters in Texas, Georgia and the Carolinas have declined to show the film, said Pietro Serapiglia, who handles distribution for Stephen Low, the film's Montreal-based director and producer.

"I find it's only in the South," Serapiglia said.

Critics worry screening out films that mention evolution will discourage the production of others in the future.

"It's going to restrain the creative approach by directors who refer to evolution," said Joe DeAmicis, vice president for marketing at the California Science Center in Los Angeles and a former director of an IMAX theater. "References to evolution will be dropped."

terça-feira, março 22, 2005

"Copenhaga"

A peça volta ao Teatro Aberto.

segunda-feira, março 14, 2005

Excerto de "The Goal of Human Existence"


Som (1 min)

Ladies and gentlemen, our age is proud of the progress it has made in man's intellectual development. The search and striving for truth and knowledge is one of the highest of man's qualities - though often, the pride is most loudly voiced by those who strive the least. And certainly we should take care not to make the intellect our god; it has, of course, powerful muscles, but no personality. It cannot lead, it can only serve; and it is not fastidious in its choice of a leader. This characteristic is reflected in the qualities of its priests, the intellectuals. The intellect has a sharp eye for methods and tools, but is blind to ends and values. So it is no wonder that this fatal blindness is handed on from old to young and today involves a whole generation.


(Albert Einstein Archives)


Nota: para ver e ouvir o riso do génio: vídeo aqui.

Manuscrito do artigo de Einstein "Einheitliche Feldtheorie von Gravitation und Elektrizität"

Clique para ver maior
(Einstein Archives Online)

Notas de Zurique de Einstein


(Einstein Archives Online)

Elogio de George Bernard Shaw a Albert Einstein

Num jantar de homenagem, em Londres, em 1930.

Vídeo (2 min)

quarta-feira, março 09, 2005

Hans Bethe (2 de Julho de 1906 - 6 de Março de 2005)



Prémio Nobel da Física de 1967, "pelas suas contribuições para a teoria das reacções nucleares, e especialmente pelas suas descobertas sobre a produção de energia nas estrelas".

domingo, março 06, 2005

"Ofereço-vos a língua, para que passem os selos!"

Clique para ver uma versão maior

Quando, após a largada das bombas de Hiroshima e Nagasaki, se apercebeu do poder destrutivo das mesmas e da destruição de inocentes civis que provocavam, [Einstein] lançou-se numa campanha pública contra a bomba atómica.

Nessa campanha ficou célebre a fotografia de Einstein com a língua de fora (Hoffmann, 1972). O Japão estava enfraquecido e a popularidade do presidente aumentava com a perspectiva do fim da guerra e pela desforra por Pearl Harbor. Einstein tentou persuadir os media e o povo americano, no sentido de que a população enviasse cartas ao presidente pedindo o fim dos ataques nucleares. Mas a população e os media americanos estavam entusiasmados com os discursos dos militares sobre o fim da guerra, e com a forma como os méritos eram atribuídos à nova e poderosa arma desenvolvida pelo projecto Manhattan.

A fotografia foi tirada durante uma entrevista que Einstein dava à imprensa a fim de divulgar sua campanha contra o uso da energia nuclear para fins militares. Um dos repórteres terá perguntado: "O Presidente dos Estados Unidos nos oferece a paz em troca do uso da bomba; o que tem o senhor a oferecer à população americana em troca da paz?".

Foi então que Einstein, mostrando a língua ao repórter e ao fotógrafo, respondeu: "Ofereço-vos a língua, para que passem os selos!".

Nos últimos anos da sua vida ele teria dito (Pais, 1995, p.539): "Se soubesse que os alemães não seriam bem sucedidos na produção da bomba atómica, não teria levantado um dedo".


Fonte: Vida e Obra de Albert Einstein (Centro Ciência Viva do Algarve)

Albert Einstein (1879-1955) - A sua vida e a sua obra (VIII e último)

A confirmação da teoria da relatividade geral tornou Einstein famoso em todo o mundo. Em 1921, foi eleito membro da Sociedade Real Britânica. Em cada cidade que visitava, era agraciado com graus honoríficos e prémios. Em 1927, começou a desenvolver os alicerces da mecânica quântica com o físico dinamarquês Niels Bohr, mesmo continuando a perseguir o seu sonho de uma teoria de campo unificado. As suas viagens pelos Estados Unidos conduziram à sua contratação, em 1932, como professor de matemática e física teórica no Instituto para Estudo Avançado, em Princeton, na Nova Jérsia.

Um ano mais tarde, estabeleceu-se definitivamente em Princeton, depois de o partido nazi, no poder na Alemanha, ter começado uma campanha contra a "ciência judaica". Os bens de Einstein foram confiscados e a sua cidadania alemã e posições em universidades alemãs foram-lhe retiradas. Até então, Einstein tinha-se considerado um pacifista. Mas, quando Hitler tornou a Alemanha numa potência militar na Europa, Einstein passou a acreditar que o uso da força contra a Alemanha era justificado. Em 1939, no dealbar da Segunda Guerra Mundial, Einstein começou a preocupar-se com a possibilidade de que os alemães estarem a desenvolver a capacidade de construir uma bomba atómica - uma arma tornada possível pelo seu próprio trabalho de investigação e, consequentemente, pela qual ele se sentia responsável. Escreveu uma carta ao presidente Franklin D. Roosevelt avisando-o dessa possibilidade e apelando a que os Estados Unidos empreendessem investigação em física nuclear. A carta, escrita pelo seu amigo e colega cinetista Leo Szilard, tornou-se o mote para a criação do Projecto Manhattan, que produziu as primeiras armas atómicas do mundo. Em 1944, Einstein leiloou uma cópia manuscrita do seu artigo de 1905 sobre a relatividade restrita e ofereceu a receita obtida - seis milhões de dólares - ao esforço de guerra dos aliados.

Depois da guerra, Einstein continuou a envolver-se em causas e assuntos que o preocupavam. Em Novembro de 1952, depois de ter demonstrado um forte apoio ao sionismo durante muitos anos, foi-lhe pedido que aceitasse a presidência de Israel. Recusou respeitosamente, dizendo que não era indicado para o cargo. Em Abril de 1955, apenas uma semana antes da sua morte, Eintein escreveu uma carta ao filósofo Bertrand Russell em que acordava assinar um manifesto que apelava a todos os países para que desistissem das armas nucleares.

Einstein morreu de insuficiência cardíaca em 18 de Abril de 1955. Durante a sua vida, tinha tentado compreender os mistérios do cosmos, sondando-o com o seu pensamento, em vez de confiar nos seus sentidos. Disse uma vez: "A verdade de uma teoria está na nossa mente, e não nos nossos olhos".

(tradução livre de "On the Shoulders of Giants - The Great Works of Physics and Astronomy", editado e comentado por Stephen Hawking, Penguin, 2002)

quinta-feira, março 03, 2005

Albert Einstein (1879-1955) - A sua vida e a sua obra (VII)

Se a teoria da relatividade restrita alterou radicalmente os conceitos de tempo e de massa, a teoria da relatividade geral mudou o nosso conceito de espaço. Newton tinha escrito que "o espaço absoluto, pela sua própria natureza, sem relação com qualquer coisa externa, permanece sempre igual e inamovível". O espaço newtoniano é euclidiano, infinito e ilimitado. A sua estrutura geométrica é completamente independente da matéria física que o ocupa. Nele, todos os corpos gravitam na direcção uns dos outros sem ter qualquer efeito na estrutura do espaço. Em contraste radical, a teoria da relatividade geral de Einstein afirma que não só a massa gravitacional actua nos outros corpos, mas também influencia a estrutura do espaço. Se um corpo for suficientemente massivo, induz o encurvamento do espaço à sua volta. Numa tal região, a luz parece curvar-se.

Em 1919, Sir Arthur Eddington procurou evidências para testar a teoria da relatividade geral. Organizou duas expedições, uma ao Brasil e a outra à África Ocidental, para observar a luz das estrelas ao passar perto de um corpo massivo - o Sol - durante um eclipse total do Sol de 29 de Maio desse ano. Em circunstâncias normais, essas observações seriam impossíveis, já que a luz fraca de estrelas distantes seria ofuscada pela luz do Sol mas, durante o eclipse, essa luz seria visível por breves momentos.

Em Setembro, Einstein recebeu um telegrama de Hendrik Lorentz, um colega físico e amigo próximo. Dizia: "Eddington encontrou deslocamento de estrela no bordo do Sol, medições preliminares entre nove décimos de segundo e dobro desse valor." Os dados de Eddington estavam de acordo com o deslocamento previsto pela teoria da relatividade geral. As suas fotografias do Brasil pareciam mostrar, durante o eclipse, a luz de estrelas conhecidas em posições diferentes no céu das suas posições durante a noite, quando a sua luz não passava perto do Sol. A teoria da relatividade geral tinha sido confirmada, mudando para sempre o curso da física. Anos mais tarde, quando um aluno de Einstein lhe perguntou como é que ele teria reagido se a teoria tivesse sido refutada, Einstein respondeu: "Nesse caso, teria tido pena de Deus. A teoria está correcta".

(tradução livre de "On the Shoulders of Giants - The Great Works of Physics and Astronomy", editado e comentado por Stephen Hawking, Penguin, 2002)

(continua)

Nota: a expedição de Eddington à África Ocidental foi, mais precisamente, a São Tomé e Príncipe.

Men of Science

To toil through time and hate and to consume
Far more than life in Error's hard defeat,
Seeking e'er for the true, for the complete,
Careless of faith and misery and doom -

Is there a nobler task, while life doth fleet,
Than this, to strive to make light amid gloom,
And with hands bleeding to part and make room
In tire for weaker and more unsure feet?

The void o'th' world must with an arch be spanned,
The ways of Nature must be read aright
That there may be a wise and friendly hand

To make this dark world better and more bright.
Oh, with what joy and love I understand
These master-souls that ache for truth and light.



Alexander Search

terça-feira, março 01, 2005

Monte Olimpo


O maior monte e o maior vulcão do Sistema Solar, com 24 km de altura e 550 km de diâmetro, fotografado pela missão Mariner 9, que orbitou Marte em 1971 e 1972.


Fotografia da Viking Orbiter



Fotografia da Mars Global Surveyor



Fotografia da Mars Express

Albert Einstein (1879-1955) - A sua vida e a sua obra (VI)

No último dos seus artigos de 1905, entitulado "Sobre a Electrodinâmica dos Corpos em Movimento", Einstein apresentou o que ficou conhecido como a teoria da relatividade restrita. O artigo está escrito mais como um ensaio do que como uma comunicação científica. Sendo completamente teórico, não tem notas nem citações bibliográficas. Einstein escreveu este tratado de 9000 palavras em apenas cinco semanas; no entanto, os historiadores da ciência consideram-no tão exaustivo e revolucionário como os Principia de Isaac Newton.

O que Newton tinha feito para a compreensão da gravidade, fez Einstein para a nossa perspectiva do tempo e do espaço. Newton tinha declarado que "o tempo absoluto, verdadeiro e matemático, por si próprio e pela sua própria própria natureza, flui regularmente, sem relação com nenhuma coisa externa". Einstein defendeu que todos os observadores devem medir a mesma velocidade da luz, independentemente da velocidadade a que eles próprios se estiverem a mover. Afirmou também que a massa de um objecto não é constante, mas antes aumenta com a velocidade do objecto. Mais tarde, foram realizadas experiências que provaram que uma pequena partícula material, quando acelerada até 86 por cento da velocidade da luz, tem duas vezes mais massa do que tem em repouso.

Outra consequência da relatividade é a relação entre energia e massa poder ser expressa matematicamente, o que foi feito por Einstein na famosa equação E=mc2. Esta expressão - segundo a qual a energia é igual à massa vezes o quadrado da velocidade da luz - permitiu que os físicos compreendessem que mesmo quantidades minúsculas de matéria têm o potencial para gerar quantidades enormes de energia. Convertendo completamente para energia apenas uma parte da massa de uns poucos átomos resultaria, então, numa explosão colossal. Assim, a aparentemente inócua equação de Einstein levou os cientistas a ponderarem sobre as consequências de cindirem o átomo (fissão nuclear) e, a pedido de governos, a desenvolverem a bomba atómica. Em 1909, Einstein foi nomeado professor de física teórica na Universidade de Zurique e, três anos mais tarde, concretizou a sua ambição de voltar à Escola Politécnica Federal, como professor catedrático. Seguiram-se outras nomeações e cargos académicos prestigiosos. Entretanto, continuou a trabalhar na sua teoria da gravidade, bem como na sua teoria da relatividade geral. Mas, à medida que o seu estatuto profissional continuava a melhorar, o seu casamento e a sua saúde começaram a deteriorar-se. Einstein e Mileva iniciaram os trâmites do divórcio em 1914, o mesmo ano em que ele aceitou um lugar de professor na Universidade de Berlim. Mais tarde, quando ficou doente, a sua prima Elsa foi a sua enfermeira até ao seu restabelecimento e, cerca de 1919, os dois casaram-se.

(tradução livre de "On the Shoulders of Giants - The Great Works of Physics and Astronomy", editado e comentado por Stephen Hawking, Penguin, 2002)

(continua)


 

Powered by Blogger