FísicosLX

sexta-feira, dezembro 31, 2004

Pequenos degraus

No Público de hoje:

Cérebro do Homem Resultou de Processos Evolutivos Únicos

Linguagem dos Macacos Mais Perto da Humana

terça-feira, dezembro 28, 2004

Desespero e falta de ética na política relativa à Ciência

Luís Magalhães, hoje, no Público.

segunda-feira, dezembro 27, 2004

Desorientação e doença



A causa para a osteonecrose cada vez mais frequentemente encontrada nos cachalotes pode ser o som dos sonares dos submarinos, que pode assustá-los e levá-los a subir à superfície sem o necessário tempo de despressurização. [Artigo da Nature.]

Manifesto pela Ciência, Tecnologia e Inovação

Luís Moniz Pereira, ontem, no Público.

domingo, dezembro 26, 2004

Tragédia



Infelizmente, a escala de Richter não tem limites.

terça-feira, dezembro 21, 2004

Notícia

Razões do fracasso estão logo no primeiro ano (DN) - A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) lançou uma iniciativa pioneira para combater o insucesso.

(Vénia para quem tenta melhorar alguma coisa.)

Lise Meitner



Lise Meitner (7 de Novembro de 1878 - 27 de Outubro de 1968) foi uma física austríaca que estudou a radioactividade e física nuclear.

Nascida em Viena, na Áustria, Lise Meitner foi a terceira de oito filhos de uma família judaica. Entrou para a Universidade de Viena em 1901, tendo estudado Física sob a supervisão de Ludwig Boltzmann. Depois de ter obtido o seu doutoramento, foi para Berlim, em 1907, para estudar com Max Planck e com o químico Otto Hahn. Trabalhou com Hahn durante 30 anos, liderando cada um uma secção do Instituto de Química Kaiser Wilhelm, de Berlim. Hahn e Meitner foram colaboradores próximos no estudo da radioactividade, com os conhecimentos de física dela e os conhecimentos de química dele a completarem-se mutuamente.

Em 1918, ambos descobriram o elemento protactínio.

Em 1923, Meitner descobriu a transição sem emissão de radiação conhecida por efeito de Auger, que tem este nome em homenagem a Pierre Auger, um cientista francês que descobriu o efeito dois anos mais tarde.

Após a Áustria ter sido anexada pela Alemanha em 1938, Meitner viu-se forçada a fugir da Alemanha para a Suécia. Continuou o seu trabalho no instituto de Manne Siegbahn, em Estocolmo, mas com poucos apoios, em parte devido ao preconceito de Siegbahn contra as mulheres na ciência. Hahn e Meitner encontraram-se clandestinamente em Copenhaga em Novembro para planear um novo conjunto de experiências. As experiências que forneceram as provas para a fissão nuclear foram feitas no laboratório de Hahn, em Berlim, e foram publicadas em Janeiro de 1939. Em Fevereiro de 1939, Meitner publicou a explicação física para as observações e, com o seu sobrinho físico, Otto Robert Frisch, denominou o processo "fissão nuclear". O fenómeno da fissão nuclear era completamente inesperado; foi preciso algum estudo dos dados e pensamento criativo para que ela se libertasse dos preconceitos dominantes. Este relatório teve um efeito electrizante nos físicos da área, em particular em Leo Szilard, que se apercebeu imediatamente que aquilo podia permitir uma reacção em cadeia que resultasse numa explosão. Como podia ser usado como arma, e estando o conhecimento em mãos alemãs, Szilard, Edward Teller e Eugene Wigner, juntos, puseram-se em acção, persuadindo Einstein, que tinha a celebridade, a escrever ao Presidente Roosevelt uma carta de alerta, que conduziu ao Projecto Manhattan.

Em 1944, Hahn recebeu o Prémio Nobel da Química, e Meitner foi ignorada pelo Comité Nobel, em parte porque Hahn desvalorizou o seu papel desde que ela deixou a Alemanha. Foi também dito que Siegbahn tinha influenciado o Comité Nobel contra ela. Isto foi parcialmente corrigido em 1966, quando Hahn e Meitner receberam, em conjunto com Fritz Straßmann, o Prémio Enrico Fermi. Numa visita aos E.U.A., em 1946, foi tratada como uma celebridade por toda a imprensa americana, com a habitual falta de rigor da imprensa, como alguém que "deixou a Alemanha com a bomba na carteira". Foi distinguida com o título de "Mulher do Ano" pelo National Women's Press Club, dos E.U.A., em 1946; recebeu a Medalha Max Planck da Sociedade Alemã de Física, em 1949.

Meitner morreu em Cambridge, em Inglaterra, em 1968. O elemento 109 chama-se meitnério em sua honra.


Frisch, Otto Robert (ed.) 1959. Trends in Atomic Physics: Essays Dedicated to Lise Meitner, Otto Hahn, Max von Laue on the Occasion of their 80th Birthday. New York: Interscience.

Sime, Ruth Lewin, Lise Meitner: A Life in Physics, Berkeley: University of California Press, 1996, ISBN 0520089065

(Wikipedia)

segunda-feira, dezembro 20, 2004

Um "insight" de Pasteur, por Agostinho da Silva



"O interesse pelas formas cristalográficas levara Pasteur ao conhecimento de uma nota de Mitscherlich sobre tartaratos e paratartaratos; o químico alemão estudara com particular atenção o tartarato e o paratartarato de soda e de amoníaco e verificara um fenómeno que desde então preocupava os sábios; os dois corpos apresentavam a mesma composição química, não havendo processo algum de análise que pudesse descobrir um elemento novo; examinados sob o ponto de vista cristalográfico, tinham as mesmas formas, exactamente com os mesmos ângulos; o peso específico era igual; notava-se em ambos a mesma dupla refracção e era o mesmo o ângulo entre os eixos ópticos; se os dissolviam na água era ainda a mesma a refracção; simplesmente, quando expostos à luz polarizada, isto é, à luz reflectida em certas condições, via-se que o tartarato a desviava, ao passo que o paratartarato se conservava neutro. Mitscherlich nem propunha solução para o problema; limitava-se a comunicar o fenómeno; os químicos que sabiam da nota debalde tentavam penetrar o mistério; ele mantinha-se irredutível, desafiando todos os esforços.

"A primeira atitude de Pasteur foi a do espanto; tratava-se certamente de um caso admirável na química: o comportamento diferente de duas substâncias idênticas ia contra todas as ideias que se tinham feito da segurança, da imutabilidade das leis químicas; se, na realidade, era verdadeira a observação de Mitscherlich, havia que rever todas as bases da ciência e assentar de novo o edifício que tanto tinha custado a levantar.

"(...) [Duplicação da experiência, pesquisa bibliográfica, formulação de hipótese, preparação experimental cuidadosa, refutação da hipótese, nova hipótese, mais experiências.]

"(...) restava verificá-las no paratartarato; o primeiro cristal estudado tinha, como esperava, a hemiedria direita; o segundo apresentava a hemiedria direita; o terceiro era de hemiedria esquerda; o véu rasgava-se, e tal era a intensidade da emoção que teve de suspender a experiência; as mãos tremiam-lhe, o coração batia-lhe, apressado e forte; dominando-se, continuou o exame dos cristais, temendo que tivesse havido algum engano na observação; mas, de todos eles, uns apresentavam a hemiedria direita, outros a hemiedria esquerda.

"(...) [Síntese.]

"Eis as bases em que ia assentar a última experiência; uma mistura, em partes iguais, da solução de cristais direitos e da solução de cristais esquerdos devia ser neutra à luz polarizada; colocada a solução no polarímetro, Pasteur aproximou-se ansioso, trémulo, batido de emoção; a luz não se desviava. Nem tornou a verificar o que vira; correu para fora do laboratório, encontrou no corredor um amigo que avançava pacificamente e quase o fez rolar com o salto e o abraço que lhe deu; e, tomando-lhe o braço, arrastou-o para o jardim do Luxemburgo onde lhe expôs, entusiástico, fremente, o que acabava de descobrir."

(in "A Vida de Pasteur", Agostinho da Silva, Ulmeiro)

domingo, dezembro 19, 2004

Os investigadores de Agatha Christie

Há quem se admire por alguém de Física não preferir, entre os investigadores de Agatha Christie, Monsieur Poirot. É simples: a obsessão pela lógica e as idiossincrasias tornam-no ridículo.

A minha preferência vai para Miss Marple, que segue a via da psicologia. É curioso como, baseada nas suas observações, consegue chegar a leis empíricas, como uma, muito grosseira, sobre o comportamento de metade da humanidade perante a outra metade. Mas nisto Miss Marple não estará muito longe dos psicólogos actuais porque, quanto mais psicólogos vou encontrando, mais me levam a pensar que a psicologia não percebe nada de nada sobre a alma humana. O que, aliás, me deixa também ao nível dos especialistas.

sábado, dezembro 18, 2004

Supernovae ou uma contribuição para a decoração natalícia

Num colóquio sobre astrofísica nuclear, uma jovem ao meu lado:

- "Um filme de uma supernova? Já vi isto!"

O "artist's concept" era mais elaborado do que este, mas a ideia também está aqui:



A seguir, uma montagem de observações de uma galáxia onde surgiu uma supernova:




Ver também: mais animações de supernovas e uma lista das supernovas mais recentes observadas da Terra.

Nanómetro, q.e.d.!

A maior polémica do FísicosLX foi sobre... um acento agudo. Ainda por cima, ficou sem conclusão.

Pois bem, caro engenheiro G, os linguistas dão-me razão! (Betty Martin é uma amiga que conheci graças a Agatha Christie.)

Nota: na ligação que o Ciberdúvidas faz para uma questão sobre o "bilião", é dito, erradamente, que em França se usa a mesma convenção que nos E.U.A., o que não está bem.

sexta-feira, dezembro 17, 2004

Alimentar o "bichinho"

Por vezes encontro adolescentes que me dizem que gostam muito de Física. Em geral, têm muitas perguntas, sobre muitos assuntos, desde o Universo às centrais de fusão. Gosto muito de responder, na medida dos meus conhecimentos e da minha capacidade para traduzir "por miúdos" temas que conheci entre a aridez das fórmulas matemáticas.

Depois, perguntam-se se é boa ideia tirar um curso de Física. É difícil responder. Para garantir que as coisas não vão correr mal, seria preciso exigir, pelo menos, capacidades excepcionais, uma força de vontade inquebrantável, uma boa base de apoio financeira a nível familiar, e uma boa dose de sorte. O que exclui quase toda a gente. Hão-de ser precisos físicos no futuro. Mas como garantir que, daqui por dez ou quinze anos, a entrada numa carreira de investigação será mais fácil? Por outro lado, teremos o direito de matar o sonho a um jovem apenas por causa de algumas mágoas e de o nosso percurso ter sido tudo menos linear?

O pensador


(Auguste Rodin)

terça-feira, dezembro 14, 2004

Horóscopo?

O Ma-Schamba deu o prémio "Gandula Horóscopo" a este blog. Muito obrigada!

Mas interrogo-me sobre a razão do nome do prémio... Será por uma entrada sobre o assunto? Lamento não conseguir escrever um texto suficientemente crítico da astrologia (nem mesmo invocando todas as musas de Vasco Pulido Valente...) Por isso, deixo só a sugestão, que está na coluna da direita quase desde o princípio do blog, para a visita ao The Skeptic's Dictionary antes de comprar o Horóscopo de 2005... (Ah! "horóscopo" deve ser uma boa palavra para ter mais visitantes vindos do Google...)

sábado, dezembro 11, 2004

Solidão

Baleia
These are the days of miracle and wonder

This is the long distance call

(Paul Simon)
Gravações parcialmente desclassificadas revelam que uma baleia solitária com uma voz diferente de todas as outras tem vagueado pelo Pacífico nos últimos doze anos, em cada Outono e Inverno.

O seu canto a cerca de 52 hertz é mais grave ou mais agudo do que o das espécies de baleias conhecidas, e o seu padrão de migração é também diferente.

O canto tem enfraquecido com o tempo, como se estivesse a envelhecer...

Será autista? Será soprano virtuoso? Não haverá ninguém para tentar a comunicação?

Conta, Peso e Medida

"Conta, Peso e Medida: a ordem matemática e a descrição física do mundo" é o título de uma exposição na Biblioteca Nacional, aberta ao público de 2 de Dezembro de 2004 a 26 de Fevereiro de 2005. A visitar.

quinta-feira, dezembro 09, 2004

Divulgação científica na televisão pública

Ao ouvir os anúncios feitos na RTP1 à mini-série "Odisseia no Espaço: Viagem aos Planetas", podia ficar-se com a impressão que o próximo programa de divulgação científica nesse canal vai ser emitido daqui por uns dez anos...

Às vezes sinto nostalgia dos tempos do "Cosmos", de um programa (cujo nome não me recordo) apresentado por Clara Pinto Correia em que havia câmaras escondidas para filmar ninhos de aves portuguesas, de uma série fantástica sobre geologia em que se mostravam modelos animados dos movimentos do magma e dos seus efeitos, e até do "That's Incredible", do "Era uma vez o espaço" e (blasfémia!) do MacGyver...

Ainda há tanto sítio onde não chega a TV Cabo e tantos salários mínimos que não permitem o luxo da assinatura de canais de divulgação por esse meio... E a selecção do canal Discovery e o programa 2010 não são suficientes.

Mas o dinheiro dos impostos vai em primeiro lugar para a compra de direitos de transmissão de jogos de futebol, e só muito depois para programas com algum interesse educativo. Depois, não se espantem que os adolescentes ambicionem ser jogadores de futebol e quase nunca investigadores.

Saturno e as fases de Vénus


(in "Il Saggiatore", Galileo Galilei)

quarta-feira, dezembro 08, 2004

Hino à Razão

Razão, irmã do Amor e da Justiça,
Mais uma vez escuta a minha prece.
É a voz dum coração que te apetece,
Duma alma livre, só a ti submissa.

Por ti é que a poeira movediça
De astros e sóis e mundos permanece;
E é por ti que a virtude prevalece,
E a flor do heroísmo medra e viça.

Por ti, na arena trágica, as nações
Buscam a liberdade, entre clarões;
E os que olham o futuro e cismam, mudos,

Por ti, podem sofrer e não se abatem,
Mãe de filhos robustos, que combatem
Tendo o teu nome escrito em seus escudos!

(Antero de Quental)

Publicações, “árbitros” e citações

O sistema de peer review visto pelas "humanidades". (Ver também os comentários, nomeadamente os de PJ.)

terça-feira, dezembro 07, 2004

Alunos portugueses entre os menos bons na matemática, leitura e ciências

Notícias no Público e no Diário de Notícias sobre os resultados do programa PISA (Programme for International Student Assessment) relativos a 2003.

Nota: "Os resultados nesta área de conhecimento demonstram que apenas um terço dos estudantes dos países da OCDE consegue ter um bom desempenho entre os três níveis mais altos - para facilitar a interpretação dos dados foi definida uma média que se situa em 500 pontos, de forma a que dois terços dos estudantes desses países tenham resultados entre os 400 e os 600 pontos. Depois, foi definido que o nível mais baixo (chamado "abaixo do nível 1"), o mais fácil, corresponde a menos de 358 pontos e que no mais alto e difícil (nível seis), os estudantes têm desempenhos acima dos 668 pontos." (Público)

segunda-feira, dezembro 06, 2004

PET



A tomografia por emissão de positrões ou PET ("Positron Emission Tomography") é a primeira e única técnica de imagiologia funcional que permite determinar quantitativamente concentrações vestigiais in vivo com grande resolução espacial. Como os núcleos emissores de positrões necessários (11C, 13N, 15O e 18F) têm meias-vidas curtas (20, 10, 2 e 110 minutos, respectivamente), tem que se instalar um ciclotrão no hospital apenas para esse fim. Actualmente a técnica PET tem uma importância clínica significativa, especialmente em oncologia. A técnica está em rápida expansão no hemisfério ocidental.

(tradução daqui)

Mais informação aqui.

sexta-feira, dezembro 03, 2004

Radiografia com raios X e com neutrões


Radiografia de uma máquina fotográfica usando raios X



Radiografia da mesma máquina fotográfica usando neutrões


A radiografia com neutrões permite a visualização dos plásticos, podendo por isso ser útil para a detecção de explosivos.

Fonte das imagens: Atomic Institute of the Austrian Universities

Admirável mundo novo (III)

DNA 'Velcro' binds nanoparticles

Zapped human eggs divide without sperm

Visitar (II)

Visitar (I)

Alunos de Direito abrem conta para contratar professores

Notícia do Público.

Ilusão


(Pablo Picasso)


Mas foram mais algumas ilusões perdidas, dir-se há. Não. As ilusões nunca são perdidas. Elas significam o que há de melhor na vida dos homens e dos povos. Perdidos são os cépticos que escondem sob uma ironia fácil a sua impotência para compreender e agir, perdidos são aqueles períodos da história em que os melhores, gastos e cansados, se retiram da luta, sem enxergarem no horizonte nada a que se entreguem, caída uma sombra uniforme sôbre o pântano estéril da vida sem formas.

Bemditas as ilusões, a adesão firme e total a qualquer coisa de grande, que nos ultrapassa e nos requere. Sem ilusão, nada de sublime teria sido realizado, nem a catedral de Strasburgo, nem as sinfonias de Beethoven. Nem a obra imortal de Galileo.


(in "A Cultura Integral do Indivíduo", Bento de Jesus Caraça, 2ª ed., Seara Nova, 1939)

quinta-feira, dezembro 02, 2004

Rómulo de Carvalho

Não, cara Bárbara Guimarães, Rómulo de Carvalho não era matemático.

Ver aqui:
FCUL
Instituto Camões
CITI (UNL)
Gazeta de Física

quarta-feira, dezembro 01, 2004

Divulgação de Física Nuclear


Sugestão: assistir aos colóquios associados à exposição "Radioactividade - Sinais da Natureza", no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa.

No dia 2 de Dezembro, às 18h30, no Auditório do Museu de Ciência, José Marques fala sobre "O Nuclear no dia a dia".


 

Powered by Blogger